15 de abril : " Silêncio é bom "

15.4.05

O querido Osmar Ludovico me enviou esse importante texto, matéria de Jornal. Leiam...em silêncio.

Gerson


Silêncio é bom fora do corpo e dentro da mente

Profissionais de várias áreas falam da importância da quietude interna
e de como as pessoas têm dificuldade de ficar em silêncio


Por Gustavo Prudente

Quando o ser humano lascou a primeira pedra, começou a história do ruído, que não parou de crescer mais até se tornar hoje uma das piores fontes de poluição. Os cidadãos das grandes cidades que o digam. Nos fins de semana e feriados, eles fogem para a casa de campo ou de praia, para o spa, para o retiro ou se recolhem em casa mesmo. Tudo em busca de tranqüilidade e silêncio. Mas nem sempre a medida surte efeito.

Existe um tipo de silêncio, além do externo, que é pouco explorado e até mais poderoso e eficiente. É o chamado silêncio interno. Religiosos, médicos e psicanalistas, entre outros profissionais, falam sobre essa experiência, cada um a sua maneira. Resumindo, trata-se de um estado de quietude da mente em que você "ouve" os seus pensamentos e sentimentos e também escuta os barulhos externos sem se sentir perturbado. Fugir do burburinho da cidade, literalmente ensurdecedor, só colabora para encontrar esse silêncio interno. "Ruído tem a ver com agitação e movimento que leva para fora. Já o silêncio externo favorece a contemplação, o que ajuda a pessoa a se voltar para si mesma, dando-lhe tranqüilidade e segurança", diz Gabriela Bal, terapeuta corporal que defendeu na PUC-SP uma tese de mestrado sobre o silêncio. "As pessoas têm necessidade de se aquietarem, o que implica pensarem sobre si mesmas, serem fiéis ao momento, mas elas não foram educadas para isso", diz o escritor e rabino da Congregação Judaica do Brasil Nilton Bonder. "Nós fomos adestrados para o barulho." Querendo ou não, o cidadão tem de encarar, sem escolha, o barulho nos lugares mais inusitados: da TV dentro do ônibus interestadual ao rádio ou à fonte de água com motor barulhento na sala de espera do médico. Os ruídos distraem e impedem o efeito do silêncio: descobrir e aceitar a própria singularidade. "Vivendo numa sociedade consumista, essa experiência de ser único é esmagada. O que acaba acontecendo é que parecemos e cheiramos como todos os outros", escreve o monge beneditino inglês Laurence Freeman, em seu livro "Os Olhos do Coração - a Meditação na Tradição Cristã". Na busca por tranqüilidade e descanso, muitos dos estressados urbanos pegam a estrada, mas levam o barulho junto -aparelho de som, TV, uma turmona de amigos. Para o psicanalista Élcio Mascarenhas, autor de uma monografia sobre a importância do silêncio no processo analítico, isso acontece porque, "quando ficamos quietos, o eco que se escuta pode ser menos agradável que o do mundo externo, então escolhemos o barulho". Aliás, do ponto de vista psicanalítico, sujeitos tagarelas ou que adoram ambientes barulhentos podem estar evitando o contato consigo mesmos. O medo de se ouvir existe, "mas o silêncio não é nada estratosférico", diz Bal. Já indivíduos metódicos que precisam de silêncio absoluto podem justamente estar sufocando um intenso turbilhão interior. "Nesses casos, o ruído externo faz lembrar o interno, detonando todas as emoções reprimidas", diz Mascarenhas.

Por essa perspectiva, passam a ser mais compreensíveis ações como a do aposentado carioca que atirou contra adolescentes que faziam algazarra no playground de seu prédio, alegando que não suportava o barulho.

Pela ótica médica, o homem está preparado para enfrentar a maior parte dos sons da natureza. O barulho, no caso, é definido pela presença dos ruídos artificialmente produzidos -o silêncio, por sua ausência.

"A poluição sonora começou com as ferramentas de pedra, passou pelo bronze e pela pólvora até chegar na Revolução Industrial", diz Yotaka Fukuda, professor de otorrinolaringologia da Unifesp. Porém, diz o médico, há pessoas que são capazes de se adaptarem à poluição sonora e até de alcançar momentos de silêncio, independentemente do barulho externo. O estado psicológico é que vai determinar o quanto isso é possível.

A fonoaudióloga Claudia Cotes conta que um dos seus momentos mais criativos ocorrem no congestionamento da cidade. "As pessoas me perguntam como consigo cumprir tantos trabalhos e ainda escrever livros. Minhas histórias surgem justamente quando estou no trânsito, quando fecho as janelas do carro e fico em silêncio." Cotes é autora do livro infantil "O Som do Silêncio", em que uma criança surda ensina para seus colegas a importância do silêncio. Uma das idéias do livro é mostrar que o silêncio não impede a comunicação. "É no silêncio que vêm os sentimentos que você pode então transformar em palavras", diz a fonoaudióloga.

Mas hoje ainda impera a idéia equivocada de que silenciar equivale a se submeter à opinião alheia. O mundo valoriza a palavra, o posicionamento e a auto-afirmação por meio do verbo. O professor de teologia da PUC-SP Fernando Altemeyer destrói essa idéia. "O silêncio é revolucionário, e não reacionário, tanto que Gandhi fez uma revolução e resistiu aos colonizadores sem atitudes barulhentas", diz ele.

Apatia, resignação ou escravidão são conceitos ligados à alienação, e não ao silêncio. "A pessoa silenciosa é aquela que está além das palavras", diz o teólogo, citando um ditado: "Só se deve falar quando o que se tem a dizer é mais precioso que o silêncio".

Para quem ainda crê que para ficar na história é preciso fazer barulho, Altemeyer conta que foi a partir do silêncio que quatro personagens notáveis fundaram as principais religiões do mundo: Moisés, Cristo, Muhammad e Buda. Para todos eles, os ensinamentos de suas doutrinas vieram à tona durante períodos de silêncio. Muhammad, por exemplo, só ouviu o Alcorão porque ele ficou quieto enquanto o arcanjo Gabriel lhe ditava dos céus. "Jesus recolhia-se periodicamente para ouvir Deus e depois pregar", conta Altemeyer.

Silêncio tem a ver mesmo com proximidade e intimidade. "Você pode perceber que, quando queremos dizer algo muito íntimo, baixamos o tom de voz", diz a monja Cohen, zen-budista.

O silêncio, em seu sentido filosófico, também tem sido pensado desde a Antigüidade por teóricos como o grego Pitágoras, Dionísio Aeropagita, teólogo cristão de origem incerta, e o chinês Confúcio, para quem "o silêncio é um amigo que nunca trai".

Já o barulho pode fazer "misérias" com você.

( Extraído da Folha de São Paulo , 24/06/2004 )
Anônimo disse...

É como uma frase que li estes dias: "Há momentos na vida em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há sentimentos que a linguagem não expressa e há emoções que as palavras não sabem traduzir"

Anônimo disse...

Oi, amados, gostei muito do texto e do comentário da minha amiguinha Silvana( beijinhos Sil) ...e só pra variar e dar ênfase ao texto, hoje, vou ficar em silêncio...hahaha
Beijos carinhosos

© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.