19 de abril - " Mordaça " ( Élben Cesar, Ultimato )

19.4.05

Uma mordaça na boca e no bolso

Numa ocasião, o salmista resolve: “Porei mordaça em minha boca”; noutra, ele diz: “Não fecho os meus lábios” (Sl 39.1; 40.9).

De fato, no discurso atribuído a Salomão, “para tudo há uma ocasião certa”, inclusive “tempo de calar e tempo de falar” (Ec 3.7).

No primeiro caso, o salmista fecha a boca para não pecar. No segundo caso, ele abre a boca também para não pecar. Pôr uma mordaça na boca pode significar ora virtude, ora omissão. A língua, esse “pequeno órgão do corpo” tão importante como o pequeno leme e tão perigoso como a pequena fagulha, precisa estar sob rígida disciplina. Pois ela é capaz tanto de dirigir um navio de grande porte como de incendiar um bosque. A língua serve tanto para bendizer o Senhor como para amaldiçoar o ser humano (Tg 3.1-12).

Sempre é bom levar uma mordaça no bolso para colocá-la na boca quando for necessário, para não pecar em palavras, sob o impulso da ira. Nesse caso, deixar de falar é uma vitória nem sempre muito fácil. É aconselhável também tirar a mordaça da boca e colocá-la no bolso quando for necessário testemunhar a favor da glória do Senhor, sob o impulso do amor. Nesse caso, deixar de calar é igualmente uma vitória extraordinária.
Anônimo disse...

" falar ou calar, eis a questão..."
Obrigada GB, por ser mesmo um sacerdote...sabe como vejo, MORDOMO(OYKONOMO)...quem serve a casa do Mestre, é isso... o mordomo só põe à mesa o melhor, escolhido e selecionado pelo bom Mestre. Essa é a única forma de servir seu Mestre, servindo quem estiver à sua mesa com todo amor e dedicação...
Acredito mesmo que essa era a hora de falar...Deus te abençoe, amado.
Beijos carinhosos

Anônimo disse...

Gb, Fico feliz pela matéria, e algum tempo venho observando 2 referências bíblicas q tenho tentado guardá-las no coração e na mente. . .

Provérbios 11-12 diz: Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala.

Eclesiaste 3 temos:
1 Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
7 tempo de rasgar, e tempo de coser; TEMPO DE ESTAR CALADO, e tempo de FALAR;

QUE ESSAS PALAVRAS NÃO FIQEM APENAS ECOANDO NOS NOSSOS OUVIDOS, MS Q O SENHOR NOS AJUDE A COMER DA PALAVRA, E NOS LIVRE DA IMPRUDÊNCIA, DO PRÉ-JULGAMENTO, E DA FALTA DE SENSO.

ABRÇO!

Anônimo disse...

Elly, amado...assino embaixo de suas palavras...que tenhamos a ousadia para falar na hora certa e a humildade de calar no tempo certo...visite meu blig...hahaha
Beijocas carinhosas

© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.