Livro da semana : " O código dos códigos "

29.4.05

O código dos códigos

Para quem quer ler um livro diferente sobre a Bíblia, agora na perspectiva da sua literatura, eis um título imperdível, " O código dos códigos ", do canadense Northrop Frye, escritor, professor de literatura e crítico literário, um dos mais importantes do século XX, na verdade.

Prefaciado por seu discípulo, o brasileiro Flávio Aguiar, professor da USP desde 1973, que fez seus estudos de pós-doutorado sob a orientação de Frye, no Canadá, o texto está dividido em duas partes, a primeira, " A ordem das palavras " e a segunda " A ordem dos tipos ", nas quais o autor discorre cobre o porquê da Bíblia ser tão importante para a civilização ocidental, sobretudo, segundo ele, por se constituir na matriz da sua literatura. Sua preocupação é perguntar, basicamente, " por que a Bíblia emergiu com essa forma particular e não outra ? ", entre outras tantas instigantes e inconclusas discussões.

Estou me deliciando com essa leitura erudita mas acessível, simples mas estilisticamente um primor. Confira aqui, no Submarino , " O Código dos códigos".

Saboreiem, então! Ler para crer, certamente.

Gerson

------------
- O Código dos Códigos,
de Northorp Frye. 293 pg, Boitempo, SP.
Cerca de R$ 35 , em média.


© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.