Sagrado coração de Jesus

5.8.05

A Meditação do Dia

Sagrado coração de Jesus

" Acima de tudo, guarde o teu coração,
pois dele depende toda a tua vida . "

Provérbios 4.23

Eu devia ter uns 7 ou 8 anos e gostava de brincar com André, um menino mais novo, bom amigo, meu vizinho no subúrbio carioca. André tinha mais brinquedos que eu e tios muito engraçados. Mas uma coisa era especialmente interessante e exótica para mim: eles eram católicos. Nas paredes, quadros de santos, imagens, crucifixos. Eu olhava aquilo tudo com a estranheza de um menino protestante em cuja casa o máximo de iconografia religiosa, digamos, era um quadrinho com a frase " Nesta casa não se fuma porque servimos ao Senhor", além de um painel do " Plano divino através dos séculos ", fruto do notável interesse que meu pai, teólogo e pregador leigo, nutria por escatologia cronológica, como se dizia nos meados dos bicudos anos 70. Com meus olhos gulosos de curiosidade olhava para aqueles ícones com um misto de temor e descoberta; o que era aquele " Sagrado coração de Jesus? ", uma imagem de Jesus com um olhar meio oblícuo e entristecido, segurando nas mãos um coração meio em chamas do qual emergia uma pequena cruz? Eu tinha medo daquilo e não sabia dizer o motivo.

Lembrei desse episódio ao meditar no texto de Provérbios 4.23, " Acima de tudo, guarde o teu coração, pois dele depende toda a tua vida . " O coração é sagrado mesmo. O divino e o humano. Aliás, o humano é divino e vice-versa.. O coração, não esse maravilhoso engenho de músculos cardíacos que bombeiam o sangue e mantêm a vida do corpo, é o centro da vida. O coração é a sede dos desejos, sentimentos e saúde da gente. Dizem que a casa das máquinas do homem é sua cabeça, seu cérebro, o crânio. Não é. É o coração quem manda em todos nós. Vivemos a partir do nosso coração. Onde estiver nosso coração, ali estará o tesouro da nossa vida, disse Jesus. O mal, ele acrescentou, não é o que entra pela boca do homem, mas o que sai do seu coração, fonte contraditória de benção e maldição, ternura e barbárie, adoração e blasfêmia.

Pergunta: como manter sagrado o meu coração?
Resposta: fazendo-o, por meio de uma busca faminta e orante, bater no pulso do coração de Jesus Cristo. O ritmo dessa batimento é mais ou menos assim: a-mor, a-mor, a-mor, a-mor; per-dão, per-dão, per-dão; gra-ça,gra-ça, gra-ça;

O coração de Jesus é sagrado mesmo. O nosso também. Desprezar isso é desejar a morte.

Oração: " No coração de Deus só há consolação, Alegria e perdão, Não existe ódio e nem rancor, De plena comunhão, Meu ser se satisfaz, Verdadeira paz, Pois Cristo deu-me o coração de Deus, O Pai ! " ( Cláudio Claro, " O coração de Deus " ). Amém.

Vosso servo, Gerson
© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.