Suco de uva com lágrimas ( Élben César , Ultimato )

21.7.05

Suco de uva com lágrimas

A Meditação do Dia
21 de julho de 2005

Quem mais fala em lágrimas na Bíblia é o salmista. No Salmo 6, o poeta diz: “de lágrimas encharco o meu leito” (v. 6). No Salmo 42, explica: “Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite” (v. 3). No Salmo 56, pede: “Recolhe [ó Deus] as minhas lágrimas em teu odre” (v. 8). E agora, no Salmo 102, confessa: “cinzas são a minha comida, e com lágrimas misturo o que bebo” (v. 9).

Que falta de gosto! Misturar suco de uva com lágrimas, leite com lágrimas, chá com lágrimas, café com lágrimas, chimarrão com lágrimas, guaraná com lágrimas. A bebida fica ruim. Pior ainda é a comida: “cinzas são a minha comida”.

Esse destempero tem razão de ser. O culpado é o próprio salmista. Ele está bebendo e comendo o que plantou. É a lei inexorável de causa e efeito: “O que o homem semear, isso também colherá” (Gl 6.7).

O poeta tem plena consciência de sua culpa: o prato de cinzas e o copo de suco de uva misturado com lágrimas ligeiramente salgadas são por causa da indignação e da ira de Deus em decorrência de seu pecado. Ainda bem que o salmista conhecia a causa última de seu sofrimento (Sl 102.10). Aqui, ele usa as figuras da cinza (símbolo daquilo que não tem valor) e das lágrimas (símbolo da tristeza e da dor). No Salmo 32, o salmista descreve a mesma situação, valendo-se de outra figura: “Dia e noite a tua mão [a mão de Deus] pesava sobre mim” (v. 4).
Amém.

..........

Oração : " Senhor Jesus, Filho de Deus, tem misiricórdia de mim, pecador! "
Anônimo disse...

Oiiii, amados, quanto tempo não comento...hahaha
Mas este texto maravilhoso me leva a buscar em mim mesma as razões de minhas dores (diz que o salmista conhecia seus pecados) e ao mesmo tempo me impulsiona a SEMEAR, escolher melhor as sementes...afinal só colhemos o que plantamos. Vejo a meu redor, pessoas só lamentando, lamuriando(como dizia minha avó) e nunca olhando para tráz, nunca nem mesmo lembrando que seus pecados podem trazer (consequências)sofrimentos...
Hoje, esta meditação me leva a olhar para a semeadura...não posso mudar os frutos mas posso escolher as sementes.
Deus, me ajude a não ser soberba e achar que nunca erro...tenho sempre a sensação que estou certa...mas que eu possa me analisar de forma imparcial, tem misericórdia de mim, Senhor. E me capacite a semear melhor para minha vida seja mais alegre, mais feliz...
Beijos carinhosos, amados...

Teorema Editora disse...

Graça e paz.
Foi um enorme prazer passear pelo seu blog e meditar nas mensagens.
Abraços.

© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.