A Meditação do Dia : Reanimação

9.8.05

Reanimação

Meditação do Dia
9 de agosto de 2005

Porque a porta é estreita, porque o caminho é apertado, porque o mundo está posto no maligno, porque o diabo está com prisão decretada, mas ainda parcialmente solto, porque “da sola do pé ao alto da cabeça nada há são” na criatura humana caída (Is 1.6), porque a maioria está do lado de lá e não do lado de cá, porque “os reis da terra e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido” (Sl 2.2) — a caminhada rumo à glória é muito complexa, muito difícil e muito desgastante, e exige paradas para refrigério.

E é isso que o Bom Pastor faz: Ele nos restaura o vigor, Ele nos restaura as forças da alma, Ele nos reanima, Ele renova as nossas forças (Sl 23.3). Para tanto, nos faz repousar em verdes pastagens e nos conduz a águas tranqüilas. Ele nos manda pão e carne de manhã e de tarde (1 Rs 17.6). Ele faz aparecer um anjo para nos fortalecer (Lc 22.43). Ele nos faz ouvir em sonhos ou não a voz de Jesus, que nos diz: “Coragem!” (At 23.11).

A reanimação maior, porém, chega-nos pela informação de que o próprio Messias também precisa de refrigério. Depois de mencionar todos os desafios e todas as vitórias daquele que é “sacerdote para sempre”, o salmista diz que Ele “no caminho beberá de um ribeiro, e, então, erguerá a cabeça” (Sl 110.7). Ele mesmo, aquele que não tinha onde repousar a cabeça (Mt 8.20), precisou de águas tranqüilas, daquela torrente de água que sai de debaixo do altar e faz florescer o deserto da Judéia (Ez 47.1-12). Depois de beber a água dessa torrente, Ele levanta a cabeça e continua sua jornada até a apoteose final!

( De Ultimato )
© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.