A Meditação do Dia : Coisas que Deus fez

21.6.05

A Meditação do Dia
Orando com os Salmos: Salmo 78

" Coisas que Deus fez "

Leia o Salmo 78 5-8

" Eles porão a confiança em Deus. Não esquecerão os seus feitos "

Salmo 78.7

O que esquecemos ou lembramos é um ato muito mais voluntário do que imaginamos. Claro que não estou pensando nas chaves do carro ou da conta de luz, do telefonema para um parente e do aniversário de um amigo. Esses pequenos esquecimentos do dia-a-dia são razoáveis e fruto da pressão sob a qual nossa mente, estressada e cansada, se vê. Não. Eu falo de circunstâncias, de eventos, bons ou maus, de pessoas-chave na nossa história, de lembranças dolorosas ou regozijantes. Por que "deletamos" certas imagens da nossa memória e mantemos outras, bem vivas, cláras, totalmente lúcidas? Derrida chama isso de " Mal de arquivo " : a lembrança e o esquecimento consciente e voluntário. Esquecemos para não sofrer de novo. Lembramos para aplacar a dor.

Mas e Deus? Como a sua lembrança ou esquecimento se encaixam nesse argumento? O Salmista nos faz pensar que esquecemos de Deus para não obedecê-lo. ( v. 7 ) Tiramos da nossa mente e memória a imagem de Deus, a sua palavra e presença para poder pecar mais à vontade. Esquecer de Deus é lembrar do pecado, do prazer, da vida auto-centrada e hedonista. Quanto mais mantivermos fresco na nossa memória e coração quem é Deus e o que ele JÁ FEZ e faz por nós, menos vontade de voltar à lama do nosso pecado teremos. E o pecado central é esse: auto-suficiência.

Oração: Deus amoroso, de Abraão, Isaque e Jacó, Deus dos meus pais, lembro-me de você nesta manhã e me arrependo de viver tão pra dentro de mim mesmo, ou seja, dos meus interesses egoístas de prazer e egoísmo. Perdão! Confesso e assumo o pecado de uma vida assim - que não é inocente. Eu sei que estou errado em tirar você da minha tela, da minha agenda, dos meus pensamentos, sentimentos e desejos. Os deuses que ponho no lugar JAMAIS te substituirão.Eles são feitos à minha imagem e semelhança, coisa inútil e vazia. Ó Deus, ajuda-me a desejar não esquecer do Senhor!
Amém.
............
Anônimo disse...

Amado GB, que lindo isso...
Adoro ler o que você escreve...me faz bem. Estou muito feliz pela caminhada que estamos tendo na Comuna. Como é forte isso de a vida fazer sentido com o que cremos, é demais.
Hoje mesmo disse várias vezes que ando muito feliz por minha caminhada espiritual e muito disso devo à sua forma de ver as coisas. Deus exercita sua multiforme graça sobre nós.
Obrigada e oro a Deus por sua vida que faz tanto bem à nossa vida.
Deus o abençoe, a cada manhã.
Beijos carinhosos

Anônimo disse...

Aleluia!

Como diz a música de Ana Paula Valadão

"Nunca me deixes esquecer que tudo o que tenho, tudo o que sou e o que vier a ser vem de Ti, Senhor".

© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.