A Meditação do Dia - Gerson Borges

Ler é um exercício espiritual. O texto por excelência, a Bíblia, revela uma pessoa - Deus. Pessoas. Relacionamento. Vida. Eis o mundo da leitura! " Tome e Leia!" (Agostinho)

16.6.05

A Meditação do Dia : o que contar aos nossos filhos?

A Meditação do Dia
Orando com os Salmos

" Falaremos aos nossos descendentes
a respeito do poder do Deus Eterno
e dos seus feitos poderosos "

Salmo 78.4

O que contar aos nossos filhos e filhas, tanto biológicos quanto espirituais?

1. Desde Adão, temos sido rebeldes e tentado caminhar sozinhos, sem Deus: loucura!

2. Deus não desistiu de nós: seu amor insistente e forte, tem nos seguido e nos surpreendido. O nome disso é Graça. Não merecemos e Deus continua a nos amar, à nossa procura.

3. Essa Graça nos tirou do Egito ( tanto a Israel quanto a nós : todos fomos feitos escravos do pecado, vítimas da nossa desobediência intransigente e tola.

4. Cristo Jesus é o ponto máximo, a plenitude dessa Graça amorosa e eterna de Deus : ele é Tudo em todos; " dele, por ele e pra ele são todas as coisas ", canta o apóstolo Paulo.

5. Mas o movimento de rejeição , rebeldia e virar as costas para Deus, que nos criou e nos ama, continua. Em que ponto estamos: voltando pra Deus ou afastando-nos de Deus ( de novo ) nesses dias ? - eis a pergunta a ser feita. Eis a pergunta a ser partilhada com nossos "dependentes ", herdeiros, mais novos, filhos, enfim.

Resumo: Deus nos ama e nós temos desconfiado e insistentemente rejeitado essa amor gracioso. E quebrado a cara! Mas a Graça não desiste e vai atrás!

Catequese da Graça, portanto!

Vosso servo, Gerson