De joelhos, irmãos!

20.3.08



" Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos " ( Mateus 8.2 )


Não há rigor formal ou uma exigência bíblica dura e inflexível quanto à postura física que se deve adotar na adoração, mas me parece que ajoelhar-se diante de Deus é a posição de adoração. Isso por todo o conjunto do ensino e das experiências de culto nas Escrituras que do Gênesis - " Então inclinou-se o homem e adorou ( shâchâh , em Hebraico ) ao Senhor." ( Gn 24.26 ) , ao Apocalipse ( proskuneō, no grego ) – "Então os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus que está assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia! " ( Ap 19.4)

Prostrado quer dizer rendido.

Rendido quer dizer vencido.

Vencido quer dizer humilde.

Humilde quer dizer pequeno.

Pequeno quer dizer humano.

Humano quer dizer pecador.

Pecador quer dizer imperfeito.

Imperfeito quer dizer não-divido.

Não-divido quer dizer limitado.

Limitado quer dizer carente.

Carente quer dizer menor.

Menor quer dizer fraco.

Fraco quer dizer pó.

Pó quer dizer nada diante do tudo que é Deus!

Se como aquele homem eu tomar contato coma a minha lepra, o que me restará será ajoelhar-me diante de Jesus reconhecendo nele minha única cura e salvação, meu único socorro e remédio, meu verdadeiro e definitivo redentor! Isso será adoração. Adoração é o que acontece quando conheço a mim mesmo - leproso! - e a Deus - Santo, Santo, Santo ! Só adora de verdade quem possui esse duplo conhecimento do qual nos falava Agostinho. Adorar a Deus é reconhecer que ele é Deus. Será que minha lepra me leva ao chão , ao barro, à adoração de joelhos ? O meu e o seu problema é que não gostamos de nos abaixar ou, pior, de nos rebaixar ....nem diante dos homens nem de Deus! Quando me curvo diante da superioridade do outro, seja lá o que for que estiver envolvido, eu me diminuo. Isso dói. Isso me derruba. Isso mata o meu orgulho. Mas preciso dessa humilhação se quero ser " um adorador do Pai ". Só poderei adorar a Deus se estiver disposto a descer dos pedestais da minha prepotência e arrogância e sentir o cheiro da terra – adoração! Só poderei dizer que adoro ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo se eu me sentir leproso e me ajoelhar, melhor, me lançar descontroladamente, me atirar aos pés de Cristo!

A melhor adoração é de joelhos. A melhor vida é a quebrantada, curvada, ajoelhada. Os melhores adoradores são os leprosos!


Gerson
© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.