Ritmo

19.1.07

Um ciclo diário de orações é o que constitui aos poucos o ritmo essencial em torno do qual as outras atividades do dia se dão adequadamente. Precisamos de ritmo, de rotina. Usamos o termo rotina pejorativamente. Rotina não é um mal. Rotina é regularidade, simetria. O coração tem ritmo, tem rotina. Quando isso falta, é taquicadia. A respiração tem ritmo, o oposto é falta de ar. Tudo em nós tem ritmo, compasso, regularidade: sono, intestinos, atividade cerebral. Fora disso, doença. A vida espiritual também precisa desse ritmo litúrgico. Ora et labora, dizia Bento de Núrsia. Atvidade, parada. Pausa, engajamento. Seis dias de trabalho, um de descanso, shabat, ensina o Decálogo. Suar e " dar um tempo ". Ouvir ( a Deus, a mim mesmo, aos outros ), falar ( a Deus, a mim mesmo, aos outros ). Música sem ou fora do ritmo não é música, é ruído. Vida sem ou dora do rítmo não é vida , é morte.

Isso me ocorre ao meditar no salmo 84 : " um dia na casa de Deus " vale mais que mil na casa da alienação. Mas é habitar, é conviver com ele, sua voz, sua palavra, sua presença diária, cotianamente: liturgia é ritmo.

...

A gente conhece e canta " Teus Altares ", do Gui Kerr e do Jorginho Camargo. Um clássico.

Eis uma outra voz , outra cara para esse belíssimo e inesgotável Salmo. Desta feita, Celta: a Comunidade Northumbria , na Inglaterra, que muito me inspira , com sua ênfase monástica à contemplação e à vida comunitária. Baixe aqui e ouça aí!

De meu coração, que pulsa,. que pulsa, que pulsa, que pulsa,

Gerson

###



- Leituras para hoje:

Salmo 84.3-7:

Bem-aventurados os homens cuja força está em ti, em cujo coração os caminhos altos.
Passando pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; e a primeira chuva o cobre de bênçãos.
Vão sempre aumentando de força; cada um deles aparece perante Deus em Sião.

Malaquias 3.16-18:

Ora pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam; sim, eles tentam a Deus, e escapam.Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

Romanos 8.14.17:

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

( Do devocionário da Northumbria Community, Inglaterra :
© A Meditação do Dia - Gerson Borges. Design by FCD.